Autores poderão autografar livros no Alcar Sul 2014

No 5º Encontro Regional Sul de História da Mídia – Alcar Sul 2014, que acontece em Florianópolis, diversos autores terão a oportunidade de autografar os seus livros. A sessão ocorrerá no dia 27 de março, às 13h30, no Jardim do Jornalismo. As obras para autógrafo não estão restritas às lançadas em 2014, podem ter sido lançadas em anos anteriores.

Os autores que tiverem interesse de autografar os seus livros no evento devem entrar em contato pelo e-mail: atendimentoalcarsul2014@gmail.com.

Entre as obras já confirmadas para lançamento ou/e autógrafo estão:

jornalismo para tablets

A prof. Dra. Rita Paulino vai lançar e autografar o livro “Jornalismo para Tablets: pesquisa e prática”. A obra reúne artigos sobre teorias e experiências aplicadas feitas na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos últimos dois anos. O livro é organizado pela professora Rita Paulino e pela pesquisadora Vivian Rodrigues, publicado pelo Curso de Jornalismo da UFSC e Editora Insular.

 

Critérios de noticiabilidade

“Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações” será lançado pela prof. Dra. Gislene Silva. O livro é de autoria coletiva e organizado pelos pesquisadores: Gislene Silva (UFSC), Marcos Paulo da Silva (UFMS) e Mario Luiz Fernandes (UFMS). A obra nasce em virtude da carência de publicações específicas sobre o conceito de noticiabilidade, buscando recuperar e unir alguns (poucos) trabalhos referentes aos critérios de noticiabilidade. A obra é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e Editora Insular.

comunicação e barragens

O prof. Dr. Carlos Locatelli vai lançar e autografar o livro “Comunicação e Barragens: O poder da comunicação das organizações e da mídia na implantação de hidrelétricas”. A obra é resultante de sua tese defendida no ano de 2012, ganhadora da Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2012. A obra, editada pela Insular, trata do poder da comunicação produzida por atores sociais nas disputas em torno da construção de barragens no Brasil. O trabalho conclui que a comunicação é elemento central e constitutivo das negociações e fator estratégico nas relações entre atingidos e não atingidos e as organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil. É nos espaços criados pela comunicação que estão as opções de acesso à informação e participação dos cidadãos, por meio dos quais opera sua própria representação, se configuram simbolicamente os contenciosos e se constroem ou não espaços para a participação e avanços democráticos.

PG de A a Z e outras crônicas

“PG de A a Z & outras crônicas” é de autoria do pesquisador e jornalista Ben-Hur Demeneck. A obra traz 27 crônicas sobre fatos surreais da cidade de Ponta Grossa, Paraná. As primeiras letras dos títulos de cada uma das “outras crônicas” seguem toda a sequência do alfabeto (de A a Z). Apenas o primeiro texto, que dá nome ao livro, fica de fora dessa sequência. O livro, publicado pela Editora Todapalavra, representa o vigor da crônica paranaense nos anos 2010, enquanto passeia pelo imaginário e pela paisagem dos Campos Gerais. Esse lúdico “livro-alfabeto” foi destaque da II Flicampos, feira sediada em Ponta Grossa em 2013.

lupicínioA prof. Dra. Márcia Ramos de Oliveira irá lançar e autografar o livro “Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos”. A obra publicada pela Editora Udesc descreve a vida do compositor Lupicínio Rodrigues a partir dos relatos e biografias existentes. Este trabalho buscou desenvolver outro olhar sobre as biografias e histórias de vida aproximadas pela música. O livro é resultado de sua pesquisa de mestrado em história no PPGH/UFRGS, sobre a vida e obra do compositor Lupicínio Rodrigues, associada a experiência de vida de um grupo de pessoas ligadas à boemia de Porto Alegre. Constituiu-se numa retomada do gênero biográfico sob uma perspectiva historiográfica, estabelecendo relações entre este tipo de abordagem e as histórias de vida, história social da música e história do cotidiano.

“Rádio e Pânico 2: a Guerra dos Mundos, 75 anos depois” foi lançado em 2013, ano em que a Guerra dos Mundos completou 75 anos. A obra está na sua segunda edição e é organizada pelo prof. Dr. Eduardo Meditsch e impressa pela Editora Insular. Este livro possui uma coletânea de textos elaborados por diversos pesquisadores brasileiros, trazendo contribuições a respeito da histórica transmissão do programa radiofônico “The War of the Worlds” e também da própria comunicação de massa. Como adicional, o livro inclui um CD com a versão brasileira de A Guerra dos Mundos em mp3 e uma nova tradução do roteiro original de Howard Koch na íntegra.

A prof. Dra. Valci Zuculoto irá autografar duas de suas obras lançados no ano de 2012: “A programação de rádios públicas brasileiras” e “No ar – a história da notícia de rádio no Brasil”. A primeira, resultado de sua tese de doutorado, apresenta uma investigação detalhada da origem e evolução das emissoras públicas brasileiras, contribuindo para o debate sobre a comunicação pública do Brasil. No segundo livro, a autora trata da história da construção da notícia do rádio brasileiro, trançando toda sua trajetória – desde as origens até as principais transformações passadas por este gênero radiofônico. Ambas as obras são produzidas pela Editora Insular.

CAPA - Curvas.cdr“As entrevistas na notícia de televisão”, “#Telejornalismo: nas ruas e nas telas” e “Pesquisa em Telejornalismo – resultados e experiências” serão autografados pela profª. Dra. Cárlida Emerim. A primeira obra é de autoria da pesquisadora e foi lançada no ano de 2012 pela Editora Insular e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Este livro, que trata da entrevista na televisão, aborda os acontecimentos, as decisões, o funcionamento e a própria entrevista e sua construção. “#Telejornalismo: nas ruas e nas telas”, lançado no ano passado (2013) pela Editora Insular, é o segundo volume da Coleção Jornalismo Audiovisual. O livro é organizado pelos pesquisadores: Flávio Porcello, Alfredo Vizeu e Iluska Coutinho e traz uma coletânea de textos que abordam temas da televisão no Brasil e no mundo. A última obra, lançada pela Editora Feevale em 2011 e organizado por Cárlida Emerim, traz artigos de pesquisadores voltados à observação e análise da mídia televisiva.

o colecionadorJeana Laura da Cunha Santos, jornalista, Dra. em literatura e cronista, vai autografar o livro lançado em 2013 “O colecionador de histórias miúdas: Machado de Assis e o jornal”. Este livro proporciona um encontro entre o jornalismo do passado e a complexidade contemporânea. Desvenda as sensações dos cronistas-flâneurs do final do século XIX, arautos do jornalista moderno, em sua busca pelas notícias nas ruas e becos cariocas onde elas aconteciam, espelhando-as com a entrada do século XXI, quando as pessoas refugiam-se no interior de suas casas e recebem as informações pelas redes de comunicação eletrônicas sentadas em suas poltronas entre quatro paredes. O primeiro tempo é o da reinvenção da literatura, da crônica, da inauguração do jornal e do jornalista imerso na cidade e, o segundo, o da retirada para o abrigo, da informação em tempo real e do acúmulo de funções e de dispositivos, do profissional multimídia. A obra também foi publicada pela Editora Insular.

 

Author: admin

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>