Exposição reprográfica mostra os grandes momentos da imprensa durante o regime militar

ExposiçãoDe forma a preparar o ambiente para o Alcar Sul 2014 e receber os novos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, uma exposição de reproduções de revistas publicadas durante o período de governo militar foi montada no corredor de entrada do Departamento de Jornalismo.

Distribuídos em cinco murais bifacetados, capas, manchetes, reportagens, fotografias e ilustrações anunciam eventos como a visita de Che Guevara à Jânio Quadros, o “Saque da Fome” ocorrido no Rio de Janeiro, as escolhas de primeiros-ministros durante o curto período parlamentarista, a deposição do Presidente João Goulart, a posse do General Castello Branco como Presidente da República e a publicação do Ato Institucional número cinco, entre outros acontecimentos de destaque na história brasileira contemporânea.

A maioria das reproduções expostas está em preto e branco, refletindo o esquema de cores utilizado na época, mas capas que foram publicadas coloridas originalmente são apresentadas da mesma maneira. Algumas ampliações foram produzidas, de forma a evidenciar detalhes que de outra forma poderiam passar despercebidos.

Entre as publicações que fazem parte da exposição, estão as duas maiores revistas brasileiras do período: Cruzeiro e Manchete. Também estão presentes edições da Nosso Século e da Mundo Ilustrado, entre outras.

Author: admin